Mais dez anos até um novo superdesportivo da Ferrari…
É verdade que a política da Ferrari tem vindo a mudar de forma radical, sob a batuta do presidente Sergio Marchionne, com um aumento significativo da produção. Contrariando até os princípios do fundador, Enzo Ferrari, que defendia um controlo e limite rígido da produção para manter sempre aguçado o desejo pelos produtos da marca…
Tudo indica que deverá passar uma década até a Ferrari lançar um novo desportivo tão marcante como o LaFerrari ou como, quando apareceram, foram o F40, o F50 (este um pouco menos…) ou o Enzo. Isto é o que a marca defende, pois não haverá razões para produzir um novo hiperdesportivo enquanto não houver avanços tecnológicos que justifiquem fazer um carro que terá de ficar na história da marca. E perante o avanço do LaFerrari, com a sua mecânica híbrida, não se prevê para o futuro próximo nenhum avanço que o posa tornar obsoleto…
Por outro lado, é sabido que a Ferrari também sempre espaçou bastante o lançamento destes seus veículos de excepção. E dez anos é, em média, o tempo de desenvolvimento de uma outra geração de hiperdesportivos. Já houve um hiato desses entre os F40 e F50 e passaram-se onze anos entre o lançamento do Enzo e o do LaFerrari. Só entre o F50 e o Enzo se passaram apenas dois anos, o que demonstra o menor carisma do primeiro…
Esgotados que estão todos os LaFerrari construídos, teremos de esperar cerca de uma década para conhecermos qual o próximo "super cavallino". Que, entre outras evoluções, já deverá ser um "plug-in" com capacidade para fazer alguns quilómetros em modo eléctrico!